Encontro promovido pela 7ª Região da Polícia militar amplia diálogo com jornalistas, padroniza rotinas informativas e fortalece a relação entre polícia, imprensa e sociedade.
A Polícia Militar de Minas Gerais reforçou, nesta terça-feira (09/12), o compromisso com a transparência e o diálogo direto com a imprensa durante um encontro, em Divinópolis. Jornalistas de diversos veículos participaram do café promovido pela 7ª Região da PMMG, a convite do comandante coronel Carlos Henrique Sousa da Silva.
O evento ampliou o diálogo institucional, esclareceu rotinas informativas e consolidou uma aproximação estratégica entre a corporação e os profissionais que atuam na cobertura policial.
Objetivos do encontro
O tenente-coronel Alexsandro César de Souza presidiu o encontro, representando o comandante da 7ª Região e destacou que a iniciativa integra um movimento estadual da PM para fortalecer laços, padronizar a comunicação e assegurar que as informações divulgadas à população mantenham clareza, precisão e responsabilidade.
Além disso, ele afirmou que a imprensa exerce papel essencial no processo de construção da sensação de segurança e reforçou que a relação entre jornalistas e Polícia Militar produz impacto direto na confiança da sociedade.
Capitão Veríssimo
O capitão Veríssimo, responsável pela Sala de Imprensa da PMMG, conduziu uma apresentação detalhada sobre os protocolos de comunicação da instituição. Ele explicou critérios para divulgação de dados, rotinas internas de validação e a importância da transparência para o fortalecimento do vínculo com a sociedade.
Durante a apresentação, ele reforçou o papel estratégico da imprensa e destacou, com base em seu discurso oficial, que a corporação enxerga os jornalistas como parceiros essenciais. “A Polícia Militar considera a imprensa como um ator estratégico fundamental, de maneira que a gente possa, em parceria e corresponsabilidade, alcançar todo o cidadão com informações transparentes que potencializam a nossa sensação de segurança pública”, afirmou
O capitão também destacou que a segurança pública nasce de um esforço coletivo. Ele lembrou que “A Constituição Federal estabelece a segurança pública como dever do Estado, mas responsabilidade de todos” e reforçou que a imprensa contribui diretamente quando divulga informações que orientam comportamentos, fortalecem medidas de autoproteção e estimulam consciência social
Ele ressaltou ainda que a parceria entre imprensa e Polícia Militar cria uma comunicação mais eficiente e alinhada às necessidades da população, reduzindo ruídos, valorizando a informação correta e contribuindo para uma sociedade mais protegida e consciente.
Diálogo e percepção dos jornalistas
Os profissionais da imprensa avaliaram o encontro como extremamente produtivo. Eles destacaram a importância de compreender detalhes das rotinas da PM.
Além disso, tiraram dúvidas sobre fluxos de divulgação, protocolos de confirmação de dados e discutiram desafios enfrentados na cobertura policial diária.
O diálogo abriu espaço para alinhamento de expectativas e consolidou a percepção de que imprensa e Polícia Militar operam com objetivos complementares. Informar, orientar e proteger a sociedade com responsabilidade e precisão.
Impacto para a sociedade
O encontro reforçou que a transparência e a comunicação clara fortalecem a segurança pública. A aproximação entre Polícia Militar e veículos de comunicação garante que dados cheguem à população com mais qualidade, menos ruído e maior contextualização.
A iniciativa também demonstra preocupação institucional com práticas modernas de comunicação, fundamentais em um cenário de velocidade informativa.
E circulação de conteúdos que influenciam diretamente a percepção social sobre segurança. Portanto, a reunião realizada em Divinópolis marcou um avanço no diálogo entre Polícia Militar e imprensa.
Além disso, o encontro consolidou uma relação baseada na confiança, na prestação de informações responsáveis e na valorização da comunicação. A PM reforçou que seguirá ampliando iniciativas desse tipo pelas regiões do estado.










