A Prefeitura de Carmo do Cajuru investe em saúde, amplia atendimentos com especialistas e implementa novos procedimentos para reduzir filas históricas.
esde o início da atual Gestão Municipal, a Prefeitura de Carmo do Cajuru tem se dedicado a priorizar ações que possibilitem atender pacientes que aguardavam, às vezes por anos, para passar por consultas médicas com especialistas ou realizar exames. Esse esforço já apresenta resultados significativos.
De janeiro a agosto deste ano, a Prefeitura realizou 3.656 consultas com especialistas. Entre elas, 123 foram com cardiologistas, 101 com dermatologistas, 76 com endocrinologistas, 81 com ginecologistas, 377 com neurologistas, 697 com ortopedistas, 127 com pediatras, 365 com psiquiatras, 201 com urologistas, 94 com neurologistas infantis, além de 227 cirurgias diversas.
O oftalmologista recebeu 1.067 pacientes, o que permitiu zerar a fila para esse tipo de atendimento. A secretária de Saúde, Danúbia Epifânio, destaca que os bons resultados motivam a ampliação das parcerias e a contratação de novos serviços em especialidades médicas.
Cateterismo
O mais recente procedimento disponibilizado é o cateterismo, técnica utilizada para diagnosticar e tratar problemas associados à angioplastia coronária, além de monitorar a função de órgãos. Até agora, 25 pessoas já beneficiadas. Destas, 18 atendidas no InCor em Belo Horizonte e sete em Divinópolis.
Entre os beneficiados, está Osmar dos Santos, que esperava há dois anos para realizar o exame. “Tinha dois anos que eu estava aguardando na fila de espera para fazer o cateterismo e hoje, 22 de setembro, faz oito dias que realizei esse procedimento em Belo Horizonte. Graças a Deus está tudo bem, agora é esperar para mostrar ao cardiologista”, relata.
Casos como o de Osmar refletem uma realidade que, até então, se repetia com frequência: pacientes aguardando por meses, ou até anos, por atendimentos especializados. No entanto, a situação começa a mudar com o programa Fila Zero da atual gestão.
“Com o nosso programa fila zero, assim como o senhor Osmar, outros pacientes também serão chamados para a realização do cateterismo. Procedimento que estava com demanda reprimida desde 2023. Além disso, estamos programando um mutirão de ultrassons já para o mês de outubro”, explica a secretária Danúbia Epifânio.
Ela reforça que, nos próximos dias, mais pacientes contatados pela Secretaria de Saúde para realizar procedimentos, consultas com especialistas, cirurgias e outros exames, garantindo atendimento ágil e eficaz à população.
A Prefeitura reforça que a saúde continua como prioridade, buscando soluções rápidas e permanentes para zerar filas, ampliar atendimentos.










